GARRA

200px-Insígnia_do_GARRA.jpg

O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA), é um grupo especializado do Departamento de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil de São Paulo. Importante ressaltar que não há redundância entre roubo e assalto na antiga denominação do grupo, visto que, na época de sua criação existia o crime de roubo, previsto no Código Penal e o crime de assalto, previsto na Lei de Segurança Nacional.

 

O Garra foi criado no ano de 1.976, com a extinção da RUDI (Rondas Unificadas do Departamento de Investigações), na estrutura organizacional do Departamento Estadual de Investigações Criminais (antiga denominação do DEIC). Recebeu como atribuição a imediata perseguição, além de atuar na prevenção de crimes.

 

Hoje, o GARRA possui 5 grupos subdivididos em plantões, cada qual contando com oito equipes, supervisionadas por um Delegado de Polícia, cobrindo toda a região da capital, podendo estender-se para outros municípios do Estado, conforme entendimento do Delegado de Policia Diretor do Departamento.

 

Além dos 5 grupos de viaturas e respectivas guarnições, o GARRA conta, também, com dois grupos especiais de motociclistas policiais que compõem o Grupo Especial de Motocicletas - GEM, dando mais agilidade no atendimento de ocorrências, sendo utilizado também em escoltas de dignitários e autoridades nacionais e estrangeiras.

 

Existem projeções do GARRA sediadas em outras cidades, tal como o GARRA de Santo André, de São Bernardo, de Diadema, de Osasco e de Taboão da Serra, subordinadas ao Demacro - Departamento de Polícia Judiciaria da Macro São Paulo, e no interior, como o GARRA de Campinas, que em linhas gerais, seguem a mesma doutrina, aplicada às suas realidades.

 

 

FITA AMARELA 2.jpg
Comment Box is loading comments...