GOE

GOE.JPG

Grupo de Operações Especiais (GOE), é uma unidade de recursos especiais do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) da Polícia Civil de São Paulo, com unidades no interior subordinados aos Departamentos de policia judiciaria do interior (DEINTERS) como por exemplo o GOE de Santos e também na capital o GOE do DENARC , o GOE do DPPC e o GOE do DECADE.

 

Grupo de Operações Especiais (G.O.E.) do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) foi criado em meados de 1991, tendo em vista o cenário policial que se desenhava na época.

 

Naquele contexto histórico e social, os indicadores de violência apontavam uma elevação de crimes contra a vida, (em especial homicídios) e contra o patrimônio (especialmente roubos a bancos, latrocínio e extorsões mediante sequestro).

 

Além disso, os Distritos Policiais da capital de São Paulo abrigavam presos de alta periculosidade e constantemente essas instalações públicas sofriam ataques de quadrilhas de marginais que tentavam resgatar os custodiados, além das inúmeras rebeliões de presos que ocorriam nas carceragens desses Distritos Policiais.

 

Diante desse cenário, o delegado de polícia diretor do DECAP à época, entendeu que na estrutura daquele órgão era necessário existir um grupo de policiais civis preparados para intervir nesses momentos de crise, apoiando as unidades de polícia judiciária, autoridades policiais e seus agentes.

 

À época de sua criação o Diretor do DECAP era o Delegado de Polícia Dr. Cláudio Gobetti, que tinha um perfil operacional e desejou implantar esse GRUPO justamente para apoiar as equipes dos Distritos Policiais do DECAP nas ocorrências em que fossem acionados. Com o passar do tempo, as circunstâncias históricas que deram origem ao grupo mudaram e atualmente o G.O.E. é uma unidade de recursos especiais do DECAP que está permanentemente pronta para auxiliar qualquer órgão da polícia civil do estado de São Paulo a realizar as missões de polícia judiciária que a constituição federal e a legislação penal e processual penal lhe atribuem.

 

O G.O.E. é uma unidade de recursos especiais e tem por atribuição básica prestar auxílio às autoridades policiais e seus agentes no desempenho das missões de polícia judiciária afetas à Polícia Civil.

 

Esse auxílio normalmente se dá quando essas autoridades e agentes tenham que desenvolver atividades que, por sua complexidade, não possam ou não tenham recursos materiais adequados para realizar. Cabe ao G.O.E., na circunscrição do DECAP, as atividades de policiamento preventivo especializado.

 

Algumas atribuições básicas do G.O.E. são:

  • Cumprimentos de Mandados de Prisão e/ou de Busca e Apreensão;
  • Escolta e/ou remoção de presos de alta periculosidade custodiados nas carceragens da Polícia Civil, enquanto a custódia dos mesmos não for transferida à administração penitenciária;
  • Guarda de instalações públicas e/ou privadas de interesse da polícia civil;
  • Gerenciamento de crises, (tais como: motim de presos, resgate de reféns, controle de distúrbios civis, etc;) quando essas ocorrerem em unidades da polícia civil, ou ainda, no desenrolar de investigações policiais conduzidas pela mesma;
  • Incursões em áreas de risco, em apoio a outras unidades da polícia civil ou no desempenho de atividades de policiamento preventivo especializado.

 

FITA AMARELA 2.jpg
Comment Box is loading comments...