HISTÓRIA DA ACADEPOL

Tendo sido construído originalmente para abrigar a Reitoria da Universidade de São Paulo (USP), o prédio foi cedido para a Polícia Civil em 1970, passando a abrigar a Academia de Polícia.

 

Hoje, apesar de a portaria principal da Acadepol ainda se localizar no interior da Cidade Universitária, a instituição conta com outras duas portarias: uma logo ao lado do Portão 1 da USP e outra atrás do prédio onde se localiza a sede da Superintendência da Polícia Técnico-Cientifíca, órgão de Polícia Científica do Estado de São Paulo.

FOTO 1.jpg

ESTRUTURA:

Com seu prédio sendo dividido em quinze alas, cinco delas destinadas a salas de aula, a instituição conta com aproximadamente 35 salas de aula, além de um anfiteatro, duas salas de vídeo equipadas com equipamentos de última geração, uma biblioteca (com livros de todas as áreas, mas especializada em Processo Penal) e um estande onde são disparados anualmente entre 500 mil e um milhão de tiros dos mais diversos calibres (os cursos de formação atualmente têm uma carga de mil disparos por aluno, além dos cursos de especialização ministrados regularmente).

 

Além de sua estrutura própria, a Acadepol fazia uso dos estandes do Exército Brasileiro para realizar treinamentos com disparos de armas mais potentes ou a maiores distâncias, contando, para o deslocamento de seus alunos, com três ônibus próprios; até que em 2006 ficou pronto o novo núcleo de ensino da Acadepol, no município de Mogi das Cruzes.

vista-ac3a9rea-acadepol.jpg

MUSEU DO CRIME:

 

A Acadepol abriga em suas instalações o Museu do Crime de São Paulo, com um respeitável acervo de criminologia e criminalística. Dentre os crimes de renome representados no Museu do Crime, se encontram casos como o de "Chico Picadinho", do "Maníaco do Parque" e do "Crime da Mala".

 

A Academia dispõe também de uma ampla coleção de antigos veículos policiais da Polícia paulista, bem como de algumas motocicletas das Polícias norte-americanas, doadas para a coleção em 2007.

crime da mala.jpg

NOTA:

 

Em 26 de Novembro de 2010 a Acadepol, fez uma cerimônia solene aos formandos da 1ª Turma do "Curso Academia de Polícia para Cidadão", que foi ministrado para Presidentes de Consegs do Estado de São Paulo, do qual foi descerrada uma placa emérita alusiva ao curso e com o nome de todos os formandos.

FITA AMARELA 2.jpg
HTML Comment Box is loading comments...