I.I.R.G.D.

Saudações,

 

Nesta seção vocês conhecerão um pouco sobre o I.I.R.G.D. do Estado de São Paulo, mas alguns podem estar se perguntando: O que significa esta sigla?!

 

Significa:  "Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt "

 

O Dr Ricardo Gumbleton Daunt foi por muitos anos, diretor do Serviço de Identificação do Estado de São Paulo, idealizando e criando, nesta repartição, os laboratórios de Antropologia Criminal, Odontologia Legal, Química Legal, o Arquivo Monodatilar e o Arquivo Dactiloscópico, totalmente reestruturado com as “Mesas Daunt”.

 

Foi o inspirador da instituição do “Registro Criminal do Estado”, da “Sessão de Passaportes”, da “Biblioteca”, e da “Sessão de Identificação de Estrangeiros”. 

 

A emissão da primeira Carteira de Identidade do Estado de São Paulo foi no ano de 1904, com o nome de ‘Ficha Passaporte’ ou ‘Cartão de Identidade’, sendo no início requerida, principalmente, para o uso em viagens.

 

Nestes mais de cem anos, o RG sofreu modificações para suprir as exigências de identificação e hoje é um dos documentos mais importantes para o brasileiro. Até 1902, a identificação dos cidadãos era constituída basicamente de fotografia. A partir de 1904, o processo de identificação passou a basear-se na antropometria, apresentando fotografias de frente e de perfil do identificado e impressões digitais de quatro dedos como elementos secundários. Em 1907, a dactiloscopia passou a ser o processo principal, realizando a coleta das digitais das duas mãos.

 

Lembrando que para ver um determinado quadro, basta clicar na seta ">"  do slideshow.

 

FITA AMARELA 2.jpg
Comment Box is loading comments...