RONE - RONDA NOTURNA ESPECIAL

Na década de 50, frente ao aumento de crimes contra o patrimônio, as autoridades policiais decidiram criar uma equipe diferenciada, composta por investigadores de polícia oriundos de diversas divisões da Polícia Civil. Tal equipe atuaria em conjunto com as demais viaturas de rádio-patrulha. A partir desta composição, foi criada a RONE - Ronda Noturna Especial, considerada a primeira equipe especializada da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

 

 

A RONE foi oficialmente normatizada em 19 de setembro de 1956, por força da Portaria n° 91, de 17 de setembro do mesmo ano, durante a gestão do Secretário da Segurança Pública, Dr. Carlos Eugênio Fonseca, tendo o Delegado, Dr. Paulo Pestana, à frente da 6ª Divisão Policial.

 

Dentre as suas atribuições estava a prevenção e repressão dos crimes de furto qualificado e de roubo; das infrações previstas nos artigos 19, 24 e 25 da Lei das Contravenções Penais e de qualquer caso de flagrante, bem como a vigilância especial de locais e elementos suspeitos.

 

Sua ação preventiva, pela Capital e pelos municípios circunvizinhos, se estendia entre o período das 22:00 às 6:00 horas, sendo que as ocorrências de vulto verificadas durante esse período de tempo eram repassadas as equipes da RONE, através do Controle Geral de Policiamento.

 

FITA AMARELA 2.jpg
HTML Comment Box is loading comments...